5 Lições de empreendedores sobre e-commerce no Brasil

O que as histórias da Lema 21, Wine.com, Pet Love e Baby.com têm a ensinar a quem quer entrar no comércio eletrônico.

O e-commerce brasileiro deve movimentar R$ 28 bilhões em 2013, o que representa um crescimento estimado de 24% em relação ao ano passado.

Números tão pujantes, que só vem aumentando nos últimos anos, fazem crescer o interesse de empreendedores dos mais diversos segmentos de todo o país em abrir seu negócio na internet. Novas lojas surgem todos os dias e tudo o que se relaciona ao tema atrai um grande número e interessados. Por isso não espanta que o evento promovido pelo Estadão PME sobre os desafios do e-commerce no início de setembro em São Paulo tenha ficado lotado.

Como convém aos empreendedores de hoje, mostraram bastante pé no chão mostrando as dificuldades do dia-a-dia. “E-commerce é difícil. Tem que atender rápido, entregar rápido, ter bom produto e preço menor”, em resumo. E através de exemplos também trataram de desfazer qualquer sonhos de que basta uma boa ideia para ter sucesso ou de retorno imediato.

Se os negócios já não contaram desde o início com grandes investimentos iniciais (caso da Lema 21 e Baby.com) as operações levaram anos para se consolidar, a custa de muitos sacrifícios, caso da Wine e Pet Love.

No segundo debate, ensinaram que um e-commerce só se consolidará no mercado de hoje com o apoio de um investidor, e de que os investidores hoje só se interessam por projetos viáveis e inovadores. Abaixo, os cinco pontos essenciais abordados:

Uma boa ideia sozinha não vale nada

É importante estruturar um modelo de negócios e montar uma boa equipe capaz de viabilizá-la.

e-commerce é caro e complexo

E-commerce em si é um tirador de pedidos. Para que ele funcione de forma eficiente é necessário ter tecnologia e estrutura, muito investimento em marketing e database marketing (conhecimento do consumidor).

Não existe fórmula pronta

Sucesso envolve estudo do mercado, paixão, entender o produto, o cliente e o mercado.

Investidor só vai se interessar por um negócio inovador e viável

Hoje só atrai interesse negócio que resolver um problema muito grande do cliente de forma diferenciada, e que se mostre sustentável à médio prazo.

Não procure um investidor somente atrás do dinheiro

Existem vários perfis de investidores e deve-se procurar aquele que melhor se encaixa ao seu modelo de negócio. Além de recursos financeiros, o investidor pode contribuir com parcerias, networking, conhecimento e experiência, etc.

A artsweb agência digital atua também como parceira de recursos tecnológicos, networking, conhecimento e experiência em comércio eletrônico. Entre em contato e traga seu projeto!

Somos especialista em soluções para internet, nosso foco é trazer resultados. Criamos lojas virtuais flexíveis e escaláveis, integradas com ferramentas de marketing, logística, ERP, redes sociais e muito mais, tudo para atender sua necessidade e ajudar a alavancar seu negócio. Além da criação da loja virtual, criamos toda identidade visual da sua empresa. E também hospedamos em clouds de alto desempenho, administrado por nós, totalmente escalável e sempre preparados para aumento de demanda.

Não importa sua necessidade, tudo o que você precisa para colocar seu site na internet, a artsweb agência digital pode te ajudar. Temos planos de hospedagens gerenciadas, com preços acessíveis para você, contratação do domínio, criação de campanhas no Google Adwords, criação de campanhas no Facebook, criação de sua logo, identidade visual, cartão de visitas, criação e envio de e-mail marketing, e muito mais.

Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e solicite seu orçamento!

artsweb agência digital
consultoria e desenvolvimento web
seu negócio na internet por quem entende do assunto!