mídias sociais

gestão das redes sociais da sua empresa

Gerenciar as redes sociais envolve diversas etapas e é muito mais do que simplesmente fazer publicações.

Estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial para nenhuma empresa. Atualmente, quem se destaca nas mídias sociais são empresas que enxergam o valor dessa ferramenta e a utilizam como canal de comunicação com os seus clientes e como canal de promoção, tanto da marca como dos produtos/serviços e conteúdos.

Por consequência, cada vez mais empresas estão criando seus perfis nas redes sociais para se aproximar do seu cliente e não perder para a concorrência. Porém, muitas acabam iniciando sem nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer um gerenciamento de redes sociais.

Sempre passamos por esse desafio, recorrentemente nos questionamos se a nossa estratégia nas mídias sociais está sendo a mais efetiva, se a nossa comunicação com o nosso cliente é a mais adequada ou se deveríamos tentar outra abordagem.

Sabemos que não é fácil para uma empresa que está iniciando nas mídias sociais definir que tipo de conteúdo será publicado, se terá uma abordagem mais leve ou mais séria, com qual frequência deve postar nas redes sociais, quais métricas analisar etc.

o que é gerenciamento de redes sociais?

Gerenciar as redes sociais é muito mais que simplesmente fazer publicações. Uma gestão de mídias sociais envolve diversas etapas, que incluem desde a definição da estratégia e do posicionamento, o planejamento de publicações e a execução até o monitoramento e o levantamento dos resultados.

Para que tudo isso seja bem feito, é necessário ter uma pessoa responsável exclusivamente por esse canal, pois assim ele será visto como um processo importante e necessário para a empresa e não somente como uma obrigação que não traz benefícios reais.

como montar a minha estratégia nas mídias sociais?

Aqui está o pulo do gato: sem uma estratégia bem definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais mas não saberá o que fazer com ele. É aqui que muitas empresas erram, acabam não enxergando o real benefício desse investimento e desanimam.

É muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. As mídias sociais estão entre os mais importantes canais de geração de Leads.

É lá que os nossos seguidores e clientes se sentem à vontade para compartilhar um conteúdo nosso, para comentar e dar feedbacks sobre conteúdos e serviços que oferecemos ou simplesmente para terem um canal de comunicação aberto com a gente.

Porém, existem diversos objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia. Por exemplo:

  • divulgação da marca;
  • ser um canal de comunicação com os clientes;
  • criar uma comunidade fã da sua empresa;
  • educação através da divulgação de conteúdo;
  • vendas.

O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.

E o mais importante: essa estratégia pode – e deve – variar conforme o tempo. Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas.

como podemos ajudar?

  • o que deve-se publicar
  • qual a frequência
  • qual o melhor horário
  • quais ferramentas deve-se utilizar
  • como interagir com o seu público
  • quais tipos de interação deve-se responder
  • o que monitorar
  • como comunicar-se
  • analisar todos os dados


como eu analiso os meus resultados?

Após fazer tudo isso, a única forma de você medir se a gestão de redes sociais de sua empresa está sendo bem feita ou não é analisando os seus resultados. Para isso, você precisa definir quais métricas são importantes dentro da sua estratégia.

Por exemplo, como comentei, nosso principal objetivo é a geração de Leads. Por consequência, a nossa métrica principal é o número de Leads gerados via mídias sociais em um período, que pode ser quebrado por rede social e por publicação.

Para termos acesso a esse número aqui na artsweb agência digital, nós usamos o RD Station Marketing. Ele insere automaticamente parâmetros nas suas URLs personalizadas, os famosos UTMs (Urchin Tracking Module ou, em português, Módulo de Rastreamento Urchin). Assim, quando você realiza uma publicação, já consegue descobrir exatamente de qual canal está vindo o seu tráfego e os seus Leads.

Métricas como o Engajamento e o Alcance das publicações, fornecidas pelo Facebook, Twitter e LinkedIn, são muito importantes para tirarmos insights sobre o tipo de conteúdo que estamos publicando, as imagens que estamos utilizando, nossa comunicação, horários etc.

A segunda vertente da nossa estratégia de mídias sociais, relacionada a criação de marca e comunidade engajada, são métricas como o aumento mensal no número de fãs e análise de sentimento das interações deixadas pelos seguidores podem ajudar a mensurar se a estratégia está sendo bem realizada ou não.

Analisando essas métricas, que podem ser retiradas diretamente de cada rede social, é possível tirar insights para a melhoria constante da sua estratégia.

Por exemplo, se você observar que o número de fãs da sua página e o alcance das suas publicações continua aumentando, mas que o tráfego no seu site vindo das redes sociais está cada vez menor comparado às impressões das publicações que só aumentam, é possível que alguma coisa na sua publicação não esteja dando resultado – por exemplo, o tipo de descrição ou a imagem.

Em outro caso, se o tráfego no seu site está aumentando, mas o número de conversões dentro do seu site não está tendo o mesmo comportamento, pode ser o tipo de conteúdo ou a sua Landing Page que está com algum problema.

vamos botar a mão na massa?

Não importa sua necessidade, tudo o que você precisa para colocar seu site na internet, a artsweb agência digital pode te ajudar. Temos planos de hospedagens gerenciadas, com preços acessíveis para você, contratação do domínio, criação de campanhas no Google Adwords, criação de campanhas no Facebook, criação de sua logo, identidade visual, cartão de visitas, criação e envio de e-mail marketing, e muito mais.

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