5 dicas para mobile SEO

Que tal um up no ranqueamento de sua página?

Uma das principais características da otimização para buscas de sites mobile é pensar em buscas locais.

Em um recente update de seus algoritmos de pesquisa, o Google passou a priorizar a localização como fator-chave para o rankeamento de página mobile. Além disso, o tempo de pesquisa tende a ser menor em dispositivos móveis. Segundo uma pesquisa recente do Google, uma queda da primeira para a quarta posição nos resultados em motores de busca pode significar uma perda de até 90% na taxa de cliques ? o que indica que o usuário tem períodos menores de atenção.

Confira abaixo cinco importantes dicas que podem ajudar no rankeamento de sua página mobile:

#1 Pense como usuário mobile
Que tipo de busca meu público realiza em dispositivos móveis? Que tipos de problema ele busca resolver? Como minha página pode atender essas necessidades? Ao responder essas perguntas, fica muito fácil pensar quais palavras-chave estão mais alinhadas ao comportamento do usuário e criar conteúdos que o satisfaçam. Ainda que você utilize ferramentas para pesquisar palavras-chave, é importante que imagine qual seriam as prováveis buscas em canais móveis. E, ao determinar que tipos de pesquisa realizam, alinhe também suas expectativas com relação ao seu site. Se alguém buscar por “camisetas femininas”, por exemplo, e encontrar sua página, essa pessoa conseguirá realizar uma compra na versão mobile de sua página?

#2 Utilize dados estruturados
Considerando o espaço da tela de dispositivos móveis, os resultados de pesquisa que incluem rich snippets (informações inseridas na estrutura HTML de um site, que objetivam organizar e classificar um conteúdo na web). Essas informações podem ser classificações (reviews) ou mesmo a menção ao autor de um artigo. O uso desse recurso ajuda na semântica das páginas web e pode reverter em um alto número de acessos à página.

#3 Otimize imagens e vídeos
Não utilize arquivos em flash (que não são legíveis por iPhones, por exemplo), prefira vídeos embedados de outros de outros sites para garantir a reprodução e verifique se as imagens da página não ficam sobrepostas para uma melhor usabilidade.

#4 Reduza a velocidade de carregamento da página
Considerando possíveis problemas de hardware e conectividade, a velocidade de carregamento de páginas é ainda mais importante em dispositivos móveis. Reduzir o tamanho dos arquivos de imagem, por exemplo, pode ser uma boa estratégia. Inclusive, você pode utilizar o Google Page Speed Insights para descobrir se seu site carrega rapidamente.

#5 Melhore resultados sobre buscas locais
Certifique-se que seu site contenha metadados com informações de seu negócio/empresa, como endereço correto, localização por coordenadas, números de telefone para contato e horários de atendimento.

Fonte